quinta-feira, agosto 04, 2011

Resposta para uma internauta

Estimada Maria Edwirges, respondendo a sua pergunta de como eu posso curtir ocultismo e espiritismo ao mesmo tempo. Bem, não sou praticante de nenhum dos dois, mas sei separar o que há de melhor em cada um e que sirva para o meu crescimento.

Ocultismo (ou ciência oculta) é um conjunto de teorias e práticas cujo objetivo seria desvendar os segredos da natureza e do Homem, procurando descobrir seu aspecto espiritual e superior. Ele trata do que está além da esfera do conhecimento empírico, o que é secreto ou escondido. O ocultismo está relacionado aos fenômenos supostamente sobrenaturais. Ocultismo é um conjunto vasto, um corpo de doutrinas supostamente proveniente de uma tradição primordial que se encontraria na origem de todas as religiões e de todas as filosofias, mesmo as que, aparentemente, dele parecem afastar-se ou contradizê-lo. O Homem aqui retratado seria um supostamente completo e arquetípico, composto não apenas de corpo, mas também de emoção, razão e alma (como divide a cabala).Segundo algumas tradições ocultistas as religiões do mundo teriam sido inspiradas por uma única fonte sobre-natural. Portanto, ao estudar essa fonte chegaria-se a religião original.

Já o Espiritismo, doutrina de Kardec, nem precisa de definição. Basta assistir "Chico Xavier" ou "Nosso Lar". Está tudo lá, até nas entrelinhas.

Você perguntou se eu acredito em Deus. Parece que houve um equívoco. Não me lembro de ter postado que sou ateu ou algo do gênero. E sim, sou grande conhecedor da Bíblia, mas não sou sofro de fanatismo religioso. Como bem dizia Shakespeare, "há mais coisas entre o céu e a terra do que nossa vã filosofia pode crer".

Sou amante do conhecimento e não escolho o livro de onde ele vem. Conhecimento é conhecimento e pronto. Evite o preconceito, pois ele emburrece o ser humano.

Gosto de aprender, porque só tenho certeza de uma coisa, segundo Sócrates: "Só sei que nada sei". Mas como Descartes: "Se penso logo, existo".

Por isso, continuo estudando e pesquisando. Sei bem que não existe verdade absoluta, porque cada um a interpreta de acordo com os próprios interesses.

Melhor seguir o preceito de Jesus: "Quem não tiver pecados que atire a primeira pedra".


Namâste

Nenhum comentário: