terça-feira, abril 24, 2012

Seu zíper está aberto


A imagem acima é a homenagem da Google Doodle ao inventor do zíper, Gideon Sundback. Ao acessar o site de busca há uma surpresa. Basta clicar na imagem do zíper que ele se abrirá revelando várias páginas que falam sobre Sundback.

Hoje, dia 24, faz 132 anos do nascimento do engenheiro, Otto Fredrik Gideon Sundback, sueco, filho de fazendeiros, que morou na Alemanha e depois nos Estados Unidos. Seu invento foi criado por volta de 1914.

Como o zíper funciona:

1. O zíper é composto de dois trilhos opostos, cada um deles formado por dezenas de dentes presos a uma fita ou tecido, e um cursor em formato de cunha, similar à letra Y. Esse formato é essencial para o fechamento e a abertura do zíper.

2. Cada dente é formado por um gancho e um espaço vazio. Quando o zíper é fechado, os ganchos dos dentes de um trilho se encaixam no espaço vazio dos dentes do trilho oposto. Para que o zíper funcione bem, cada dente precisa ter o mesmo tamanho e formato.

3. O encaixe tem uma ajudinha do cursor. Quando o puxamos para cima, fechando o zíper, os dois trilhos entram no cursor por duas canaletas e são pressionados um contra o outro, fazendo com que o gancho de um dente se agarre ao espaço vazio do dente oposto.

4. Uma vez fechado, o zíper permanece com os dentes entrelaçados formando uma sólida ligação. Para abri-lo, puxamos o cursor para baixo, e sua cunha vai desencaixando os dentes seguidamente, forçando a separação de um trilho do outro.
(Fonte:Mundo Estranho)