quinta-feira, março 24, 2011

Os Olhos Cor de Violeta Se Fecharam

Elizabeth Taylor (1932-2011) não está mais entre nós, mas o brilho dela continuará a iluminar as telas. Tamanha beleza e carisma já se transformaram em clássico. É impossível esquecer dos belos olhos violetas moldados numa face rósea de pele aveludada e clara.


A delicadeza dos traços do rosto de Liz me encantou desde que eu a vi no filme “A Força do Coração” (1943), com a famosa cadela Lassie. Depois meu deslumbramento aumentou quando ela encarnou a linda rainha do Egito, Cleópatra (1963). Este é mito do cinema, graças à riqueza dos bastidores, produção tumultuada que concebeu um dos maiores romances reais de Hollywood, entre Liz e o Richard Burton, intérprete de Marco Antônio na superprodução.



A "Gata em Teto de Zinco Quente" (1958), "A Megera Domada" (1967) se aposentou oficialmente como atriz em 2003. Porém, as causas humanitárias a mantiveram na mídia. Lembrando que, a partir da morte do amigo Rock Hudson, em 1985, a atriz se tornou uma ativista pela conscientização sobre os perigos da Aids e defensora dos direitos dos homossexuais e, pelos esforços, recebeu uma estatueta honorária da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood. Em 2000, foi nomeada como Dama Oficial da Ordem do Império Britânico pela rainha da Inglaterra.

Elizabeth Rosemond Taylor nasceu de pais norte-americanos, em 27 de fevereiro de 1932, em Londres. Para fugir da Segunda Guerra Mundial, sua família mudou-se para Los Angeles (EUA), quando ela tinha sete anos.


Liz recebeu merecidamente dois Oscars pelos filmes "Quem tem medo de Virginia Wolf?"(1966) e "Disque Butterfield 8"(1960). "These old broads", de 2001, produção para a TV dirigida por Matthew Diamond, foi o último filme no qual trabalhou.

Os olhos cor de violeta se fecharam, mas continuarão iluminando o mundo do cinema.

Jair Gonçalves