sexta-feira, março 18, 2011

O Uso Das Novas Tecnologias

Os papéis de ensinar e aprender estão se redefinindo desde a última década no Brasil. Estamos diante de uma nova forma de aprendizagem, ditada pela interação dos alunos com as novas tecnologias (iPhones, notebooks, iPods, redes sociais) que os conectam ao mundo de maneira distinta de décadas atrás.

Isso é grande desafio para a escola. Como transformar todas as informações adquiridas pelos estudantes com as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) em conhecimento?

Contribuições de grandes autores, como Vygotsky, mostram que a aprendizagem se dá através do contato com o outro e com o próprio conhecimento. Então, o processor é o facilitador da aprendizagem.

Sendo assim, pode-se dizer que para a informação disponível se tornar conhecimento, o professor deve enxergar as potencialidades que as novas TiCs trazem, facilitando o desenvolvimento de competências e habilidades dos alunos.

Portanto, o acesso à tecnologia dentro da escola deve ser prioritário, para que o aluno se sinta confortável com aquilo que já é natural para ele.

Porém, o maior desafio do professor é ser criativo e inovador e estar sempre em busca de novos conhecimentos.

Texto original de Mariluce Salles, revista Linha Direta, p. 45, Fevereiro/2011.