quarta-feira, setembro 21, 2011

A Sensualidade em Alta

Como é triste ver nas manchetes a sensualidade em alta. Novelas que só alcançam altos níveis de audiência quando os atores promoverem cenas de sexo. Programas de auditório que exploram da sensualidade dos convidados. Que nível de cultura é essa que valoriza tanto a "genitália desnuda"?

O pior, ao meu ver, é que muitos atores se sentem constrangidos com tudo isso. A bela Cristiana Oliveira, eterna Juma de Pantanal, comentou certa vez que a nudez só é válida, quando supera a importância da história. Concordo com ela. Quando Juma aparecia sem roupa na novela era porque, a personagem vivia no mato e aparecia nua durante o banho de rio. Mas, promover cenas banais de sexo, simplesmente, por audiência, sem se preocupar mais com a história ou com quem estará assistindo as cenas, é no mínimo questionável.

O ator Pedro Cardoso, da Grande Família, até mobilizou os artistas contra essa onda de que, pelado, o ator consegue promover filmes, novelas entre outros. É absurdo! Fernanda Montenegro leva o público as lágrimas com interpretações marcantes nas quais, em nenhum momento, aproveita-se da nudez da atriz. A cena mais famosa de Carolina Dieckmann, focalizou apenas o rosto da artista, enquanto raspava o cabelo.

Se é para levar sexo banal para a TV, basta divulgar os filmes pornôs. Para que filmarem novas obras? A produção de pornografia está cada vez maior. Será que logo veremos novelas na sessão de filmes eróticos das locadoras de dvds?

E o mais triste é que o sexo está em alta mesmo. A mídia só fala disso. Ensinam que o ato sexual resolve todos os problemas. Para que usar cremes caros no rosto, ler bons livros, praticar a autoestima, preocupar-se com a espiritualidade? Bobagem! Basta transar com a primeira pessoa que passar pelo seu caminho.

É absurdo demais!

O Brasil é só um dos lugares que exaltam a indecência. A Finlândia por exemplo, promoveu um jogo de rúgbi, no qual os homens jogaram pelados contra mulheres. Estas últimas vestidas. O Mar Morto serviu de fundo para a cena de várias pessoas que entraram na água, peladas, em nome da consciência ambiental. E ainda querem dizer que é por boa causa. Recentemente, no Brasil, surfistas participaram de campeonato, pelados. Vemos belas mulheres autografando suas fotos de nú em seção de autógrafos promovidas pelas revistas de conteúdo adulto. Onde vamos parar?

Talvez, o excesso de nudez favoreça o surgimento do encanto pelo pudor. A História do Mundo tem muito disso. Em Roma o bacanal, com nudez e bizarrices era normal. Com o Cristianismo tudo acabou. Na idade média, as pessoas se vestiam com muito tecido. As mulheres usavam várias peças por baixo do vestido. Nem o tornozelo podia ser mostrado. E como tudo na vida tem seus altos e baixo, pode ser que a nudez perca um pouco do interesse público.

Quem sabe isso acontecerá quando as pessoas perceberem que "ser é mais que ter". "Ser" defensor do meio-ambiente é mais importante do que "ter" seios e bumbum fartos devido as próteses de silicone.

Precisamos rever nossos conceitos, pois quando assistimos essa palhaçada sexual toda que a mídia joga na nossa cara, sem questionarmos, estamos a favor do que está aí. Temos que ser mais críticos e escolher melhor o que entra em nossas casas e em nossos corações.