quarta-feira, março 16, 2011

Motivação para o Sucesso (do filme: O Gladiador)

Fuja da Preguiça

Há algum tempo, após assistir uma de minhas palestras sobre autoestima, uma pessoa me perguntou: “Você tem um exercício que eu possa fazer para mudar a minha vida?”, embora eu não seja de dar receita, eu lhe respondi: “o melhor exercício que você pode fazer é mudar a qualidade dos seus pensamentos a respeito de si mesmo e, em seguida, propor-se a modificar gradativamente os hábitos que contribuem para seus desconfortos”. Ao que ela me respondeu: “mas isso é muito difícil, não tem uma maneira mais fácil?” Percebendo que naquele momento nada que eu dissesse a ajudaria, já que o que ela desejava era alguma mágica que não implicasse em esforço ou compromisso da sua parte, recomendei que pensasse melhor sobre o assunto para decidir o melhor a fazer.

A preguiça é a maior inimiga de qualquer processo de transformação, é a força geradora do comodismo, da estagnação, da inércia. Ser preguiçoso, nesse sentido, significa escolher não mudar, não enfrentar os desafios, esperar que alguém faça aquilo que tem que ser feito por nós. Boa parte dos fracassos que colhemos durante a nossa existência é gerada pela ausência de esforço, pelo não comprometimento com o próprio desenvolvimento. Você pode até não perceber, mas, a preguiça se instala primeiro em seus mecanismos mentais, para depois apossar-se do corpo e fazer com que ele não reaja e se acomode a situações muitas vezes desestabilizadoras e dolorosas. A preguiça no seu mais amplo entendimento é a matriz do ato de sabotar a si próprio.

Portanto, quando aspiramos transformar situações existenciais desconfortáveis ou, até mesmo, mudar a nossa vida de modo mais profundo, devemos ser produtivos, trabalhar para obter resultados positivos e adequados a este propósito. A evolução humana em suas mais variadas dimensões está ao alcance de quem faz a opção por viver consciente e agir com coragem e persistência para transformar seus sonhos em realizações concretas. Fugir à preguiça é ser reativo em todo tempo e lugar, transformando as adversidades em alavanca para vôos sempre mais elevados.

Boa Reflexão e viva consciente.


Willes da Silva (Psicoterapeuta Holístico, Consultor Motivacional, Numerólogo e Escritor)

Identifique-se com o positivo

Costumo dizer que todos nós vivemos, consciente ou inconscientemente, dentro de um processo de identificação. Daí que é aconselhável observar a si mesmo para perceber com o que você vive a se identificar, se é com algo bom ou não. Normalmente nos identificamos com aquilo que pensamos ou verbalizamos. Por exemplo, se você acorda pela manhã e declara: “hoje eu não estou bem”, provavelmente o seu cérebro irá registrar essa fala como uma ordem, então você poderá passar o dia todo com algum desconforto. Isso ainda é pouco, imagine se você vive o tempo todo se identificando com o fracasso, se vive a repetir que tudo é difícil, que não dá conta de superar algum obstáculo em sua vida, que é incapaz de mudar, etc. Ou se vive o tempo todo identificado com suas doenças... Imagine.

O seu cérebro é apenas um servomecanismo, ou seja, um mecanismo poderosíssimo que existe para servi-lo. Se você não mantém o domínio sobre ele, se não é o operador da sua programação, com certeza ele obedecerá a uma programação aleatória ditada de fora para dentro, e aí só Deus sabe o que será de sua vida. Provavelmente você viverá seguindo crenças, preceitos ou preconceitos que dificultarão em muito a sua existência, viverá se identificando com situações muitas vezes intransponíveis e causadoras de desconfortos e desequilíbrios.


Para tornar mais claro a reflexão eis mais alguns exemplos de identificações negativas: pessoas preocupadas vivem identificadas com a preocupação e tudo que dela deriva como a ansiedade, a depressão ou o medo; e há aqueles que se identificam com a raiva, com a culpa, com o desamor, com suas perdas, com o sofrimento, etc. Toda a identificação negativa é geradora de distúrbios e outras ocorrências dolorosas. Preste atenção: no campo das relações pessoais ou amorosas, pessoas identificadas com o negativo, com frustrações e fracassos, mormente não são boas companhias. Costumam, além de roubar energia, boicotar o sucesso e o bem-estar alheio. Pessoas com baixa auto-estima vivem a identificar-se com o sentimento de incapacidade, por isso desistem com facilidade dos seus sonhos.


Como já disse, na maior parte do tempo a identificação negativa é inconsciente ou, até mesmo, instintiva. Então a solução é optar pelo uso inteligente da razão. É na racionalidade que você restabelece o pleno domínio sobre a sua mente e o seu cérebro e começa a se desindentificar com a negatividade; é na racionalidade que você opta por identificar-se com o positivo, com o construtivo. A mesma energia que você gasta identificando-se com situações de desequilíbrio ou lamentando suas perdas, pode ser muito bem redirecionada para o que de melhor lhe faz bem. Identifique-se com a alegria, com o sucesso, com a harmonia, com o que lhe é saudável e lhe dá prazer, aí com certeza sua vida começará a transformar-se. Programe sua mente, eduque seu cérebro, seja o mestre do seu domínio. Você pode, você é capaz; basta acreditar e agir. O presente é o seu tempo, a mágica é a do aprendizado e do esforço!


Boa Reflexão e viva consciente.


Willes da Silva (Psicoterapeuta Holístico, Consultor Motivacional, Numerólogo e Escritor)