quinta-feira, setembro 01, 2011

Tchaikowsky


Puro lirismo e estética harmônica. Assim é Tchailowsky para o meu coração.

125º Aniversário de Tarsila do Amaral


Mais do que merecida, a homenagem da Google é para a artista plástica, Tarsila do Amaral, que escreveu seu nome na história com as cores alegres do Brasil.


Tarsila do Amaral nasceu em 1 de setembro de 1886, no Município de Capivari, interior do Estado de São Paulo. Filha do fazendeiro José Estanislau do Amaral e de Lydia Dias de Aguiar do Amaral, passou a infância nas fazendas de seu pai. Estudou em São Paulo, no Colégio Sion e depois em Barcelona, na Espanha, onde fez seu primeiro quadro, 'Sagrado Coração de Jesus', 1904. Quando voltou, casou-se com André Teixeira Pinto, com quem teve a única filha, Dulce.

Em 1926, Tarsila fez sua primeira Exposição individual em Paris, com uma crítica bem favorável. Neste mesmo ano, ela casou-se com o segundo marido, Oswald de Andrade.

Em janeiro de 1928, Tarsila presenteou Oswald de Andrade com um quadro. Oswald ficou impressionado. Ele e o amigo e escritor Raul Bopp, acharam que parecia uma figura indígena, antropófaga. Tarsila retirou do dicionário Tupi Guarani do pai e batizou o quadro de Abaporu. Significa homem que come carne humana, o antropófago. E Oswald escreveu o Manifesto Antropófago e fundaram o Movimento Antropofágico. A figura do Abaporu simbolizou o Movimento que queria deglutir, engolir, a cultura européia, que era a cultura vigente na época, e transformá-la em algo bem brasileiro.



Tarsila participou da I Bienal de São Paulo em 1951, teve sala especial na VII Bienal de São Paulo, e participou da Bienal de Veneza em 1964. Em 1969, a mestra em história da arte e curadora Aracy Amaral realizou a Exposição, 'Tarsila 50 anos de pintura'.

Tarsila faleceu em janeiro de 1973. A filha faleceu antes dela, em 1966.

Fonte: www.tarsiladoamaral.com.br