sexta-feira, novembro 04, 2011

Cientista transforma olhos castanhos em azuis

Olho após o procedimento: pigmentação marrom vai dando lugar a coloração azulada


Em entrevista à emissora de televisão americana KTLA, o cientista Gregg Homer afirmou que, em poucos anos, coloração a azul dos olhos não será mais exclusividade genética. Segundo ele, com o auxílio do laser, num procedimento simples e rápido, será possível transformar olhos castanhos em azuis.

Mario Motta, que já foi presidente da Sociedade Brasileira de Oftalmologia, explica que a camada superficial da íris (chamada de estroma) contém o pigmento melanina, o mesmo responsável por determinar o tom da pele. Ao remover o pigmento com laser, a parte abaixo, menos pigmentada, fica com um aspecto azulado.

“Usar o laser para remover a melanina tira a proteção dos olhos. É um procedimento que pode provocar diversas complicações sérias, inclusive a cegueira.”

Veiculada internacionalmente, a notícia já redeu ligações aos consultórios do médico da Unifesp. Ao menos três pacientes deixaram recado hoje (3 de novembro) buscando informações sobre o procedimento, ansiosos para conquistar um par de olhos azuis.

“É um nicho de mercado facilmente explorado. As pessoas sonham com essa possibilidade, como se a cor dos olhos resolvesse todos os problemas pessoais ou insatisfações estéticas.”

Para ler a matéria na íntegra no Ig.com.br clique aqui.