quinta-feira, maio 17, 2012

Intimidades expostas na web



O que leva uma pessoa a se expor tanto assim? Carência? Safadeza? E se já se expuseram, por que, agora querem proibir a veiculação das imagens?

Sem criticar este ou aquele, aproveito o momento para meditar sobre essa nova onda que está alcançando níveis assustadores na mídia. Parece que sair sem calcinha e deixar os paparazzis fotografarem, já não surte mais efeito. Celebridades resolveram registrar momentos íntimos e protagonizam inocência esperando respeito pela privacidade. Oras, se é privativo, por que deixaram chegar ao domínio público?

É de extremo cinismo filmar ou deixar-se ser filmado, fazendo coisas que ninguém precisa ver, iludindo-se de que apesar do campo sem lei da internet estar aí para quem quiser ver, haverá o bom senso ao respeito pela vida particular. É hipocrisia demais. Não quer que veja, então, não mostra. É simples assim.

Alguns aproveitam da polêmica de terem suas intimidades invadidas e se dão bem. Temos como exemplo Paris Hilton, Daniela Cicarelli com seus vídeos eróticos ou Lindsay Lohan e Britney Spears que foram fotografadas sem calcinha ou embriagadas.

O que está acontecendo é uma grande inversão de valores. Parece até que, hoje, para se ficar famoso basta mostrar a bunda ou o órgão genital, como fizeram os BBBs Yuri e Jonas. Descemos ao nível dos animais mesmo. Só falta agora as pessoas começarem a manter relacionamento sexual nas ruas, em plena luz do dia. Ah, que mancada a minha, isso já aconteceu. Lembram-se daquela prefeita belga flagrada em relações íntimas no alto de uma torre? Ela ainda tentou se justificar, dizendo que não estava fazendo nada de mais. E aquelas ativistas ucranianas que só sabem protestar de topless?

A bola da vez, agora, é a Carolina Dieckmann. É difícil pensar que a atriz precisa, a exemplo de Scarlett Johansson, se fotografar em poses íntimas fazendo olhar sensual. Em muitas fotos, feitas com celular de frente ao espelho, vê-se nu frontal. São um total de 36 fotos. Em algumas, Carolina aparece mandando beijo, fazendo um ensaio em estúdio ou acordando na cama.

Não importa como as fotos foram parar na web, ninguém forçou Carolina a produzí-las. Todos estamos sujeitos a sermos roubados ou lesados de alguma forma. Para que promovermos material para nos prejudicar? Sendo assim, as pessoas têm que assumir a responsabilidade pelo que fazem, sem vitimismo ou moralismo. E quem sabe começarem a trabalhar mais o nível da autoestima e do crescimento espiritual.