sexta-feira, outubro 14, 2011

Gisele Bündchen: polêmica desnecessária

Como estão meus amigos?

Espero que depois do feriado prolongado vocês estejam mais descansados.

Fiquei um tempo sem postar, mas agora voltei.

Para começar, escolhi a polêmica ridícula em cima do comercial protagonizado pela linda Gisele. Será que o Brasil não tem outras prioridades para resolver, ao invés de se preocupar com comercial de lingerie?



Inventaram que a propaganda abusa de estereótipos que podem denegrir a imagem da mulher. Oras, e a quantidade de imagens negativas que as novelas produzem sobre as mulheres? Apesar de não assistir, sempre fico sabendo que a personagem tal, brigou com outra por causa do mocinho que, até então, era namorado da mocinha, mas que agora é assediado pela vilã. Em resumo, as mulheres são representadas como "caçadoras desesperadas de homens". As novelas, séries e muitos filmes afirmam que a mulher só será feliz se lutar pelo "seu homem". Não importa os meios para conquistar esse "príncipe encantado". Quanto a isso, não houve quem reclamasse. Entretanto, parece que esqueceram que muitas mulheres vivem muito bem, sim, sem homem, sem precisar protagonizar cenas de baixa autoestima.

Mas, sobre a polêmica, o Conselho de Ética do Conar (Conselho Nacional de Autorregulamenação Publicitária) decidiu, por unanimidade, recomendar o arquivamento da Representação 225/11, movida contra campanha em TV da Hope, criada pela Giovanni DraftFCB. Para o relator, os estereótipos presentes na campanha são comuns à sociedade e facilmente identificados por ela, não desmerecendo a condição feminina.

Por que horário político, a TV Senado, a TV Câmara, o Fala que te escuto, os pronunciamentos da Dilma não causam polêmica ou são censurados? Estes sim são programas que enojam com seus estereótipos que, nos dão a sensação de que somos alienados. Imoral e indecente é ser filmado enchendo bolsos, bolsas ou cuecas com dinheiro alheio! Mais imoral e indecente ainda é quem não quer investigar esses absurdos com o dinheiro público e as CPIs que acabam em pizza.

Enfim, causar polêmica com um comercial de lingerie tira o foco das verdadeiras polêmicas: no Brasil muitas mulheres são estupradas, abusadas pelos pais, exploradas pelos maridos, subjulgadas pelos patrões e renegadas de seus direitos como seres humanos. Isso sim, merece atenção, o resto é só "conversa para boi dormir".