quarta-feira, setembro 04, 2013

O complexo de Branca de Neve




Com certeza, você já ouviu falar do Complexo de Édipo, concebido por Freud. Também já deve ter ouvido falar do Complexo de Peter Pan, de Cinderela ou de Alice. Dizem que Michael Jackson sofria do primeiro. A sua necessidade de manter-se jovem era muito conhecida do grande público.

Pois bem, as minhas observações sobre a natureza humana estimulou-me a conceber mais um complexo. É o Complexo de Branca de Neve. Trata-se daquelas mulheres que mesmo na altura dos seus vinte, trinta anos insistem em falar com voz de menina de cinco anos. Vestem a fantasia de meiguinhas, dóceis, sempre solícitas com um sorrisinho de fadinha. Elas mantém aquele "ar de tímidas" que, a primeira vista, seduz os mais desavisados. Entretanto, logo o encanto acaba e a Branca de Neve se revela mais peçonhenta que a Madrasta Má.

Por isso mesmo, as pessoas que foram seduzidas no início se afastam ao descobrir a farsa. Ficam mais atentas ao teatro da "princesinha". Não se deixam levar pelas aparências e começam a nutrir o desejo de que a Bruxa consiga dar cabo da Branca de Neve com uma suculenta maçã envenenada.

E você também conhece muitas princesinhas no seu círculo de amizades?