quarta-feira, junho 01, 2011

Tigre 'adota' filhotes órfãos e surpreende especialistas


O tigre T25, numa demonstração inusitada de amor paterno, está cuidando de dois filhotes órfãos que perderam a mãe em fevereiro. O que surpreendeu as autoridades ambientais no norte da Índia. Ele foi fotografado caminhando apenas cerca de um metro atrás dos tigrezinhos.

O natural, para a espécie, é que o tigre ataque o filhote ao encontrá-lo. Mas os especialistas não encontraram evidências deste tipo de comportamento.

Os filhotes têm cerca de oito meses de idade e são muito jovens para caçar por conta própria. Desde a morte da mãe, a tigresa T5, em 9 de fevereiro, eles vêm sendo alimentados pelos funcionários do parque.

Na segunda-feira, 30 de maio, o diretor de campo da reserva, Rajesh Gupta, disse tê-los avistado se alimentando de uma presa em companhia de T25.

Com certeza, a diminuição do habitat natural dos tigres e a diminuição do número de animais afetou o comportamento de sobrevivência deles. Eles precisam perpetuar a espécie. A natureza sempre arranja um jeito.

Original disponível em: http://noticias.uol.com.br/bbc/2011/06/01/tigre-macho-adota-filhotes-orfaos-e-surpreende-especialistas.jhtm

Aos cem anos de idade, aposentada volta à escola para ler e escrever

A aposentada Isolina Mendes Campos viveu um século sem conseguir ler e escrever. Agora decidiu reverter a situação. Aos cem anos de idade, a vovó estudante é um dos 45 matriculados no curso de alfabetização de jovens e adultos da Escola Municipal Moacyr Camargo Martins, em Londrina (PR).

Aposentada de cem anos aprende a ler e escrever em Londrina (PR)

De acordo com a diretora da escola, Regina Pierotti, a presença da aluna centenária despertou a admiração dos mais jovens."Ela é perseverante, tem vontade de aprender. Faz questão de chamar o professor para uma explicação mais detalhada", diz a diretora.

Isolina ingressou no curso em 1998, mas teve de deixar as aulas por problemas de saúde. Agora, em plena forma, resolveu voltar. “Quero dar o exemplo a quem está pensando em estudar”, afirma a aposentada. E a disposição dela não para nos estudos. Ela garante que, se a idade permitisse, procuraria um emprego. “Não gosto de ficar parada”, conta.

Um dos filhos de Isolina, o motorista aposentado Raimundo Xavier Mendes, 62, leva a mãe para a aula período noturno. Ele conta que ela gosta de manter a independência sempre e faz questão de ter um lugar só seu na casa, apesar de os dois viverem juntos. E afirma estar feliz com a admiração que o gesto da mãe despertou na escola e no bairro onde moram.

Dimitri do Valle
Especial para o UOL Educação
Em Curitiba

Disponível em: http://noticias.uol.com.br/educacao/2011/06/01/aos-cem-anos-de-idade-aposentada-aprende-a-ler-e-escrever.jhtm